segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Apresentação sobre o Filme "The Secret"

Na terça-feira retrazada, dia 4 de setembro, o tema do mini-seminário abordado foi o filme "The Secret" que se baseia na teoria "real" de um grande segredo que foi protegido a ferro e fogo. Homens e mulheres extraordinários o descobriram e não só alcançaram feitos incríveis como também mudaram o curso de nossa história. Platão, Da Vinci, Galileu, Thomas Edison, Beethoven, Napoleão, Abraham Lincoln e Einstein foram alguns dos grandes homens que, segundo o filme, controlavam a força desse mistério.

Segundo a própria autora do livro e filme "The Secret" - que acredita fielmente no segredo:
"À medida que percorrer suas páginas e aprender O Segredo, você passará a saber como pode ter, ser ou fazer o que quiser. Passará a saber quem realmente é. Passará a saber a verdadeira grandeza que está à sua espera na vida."

Mas o que é o tal segredo?
É o poder de atrair as coisas que se deseja pela chamada “lei da atração”: "o mundo é sempre uma projeção da imagem que temos dele". O livro se baseia na idéia de que se pensamos de forma negativa e destrutiva em relação a nós mesmos, dificilmente é possível se conseguir o que deseja. Naturalmente, pensamos em tudo o que NÃO queremos; The secret – O segredo nos lembra que é preciso, SEMPRE, pensar no que se quer, agir com determinação e foco.

O filme ilustra esse poder da mente com estudos reais e testemunhos das pessoas que transformaram suas vidas nos âmbitos financeiros, amorosos, na erradicação das doenças, superação de obstáculos e na conquista de objetivos bem significativos.

A maioria das pessoas diz ter achado o filme exagerado pelas histórias 'reias" que ele mostra. Porém, exagerado ou não, ele causou o interesse das pessoas, uma vez que é um dos maiores fenômenos editoriais do mercado americano. Em dois meses vendeu 4 milhões de exemplares e está há cinco semanas na lista do New York Times.

Confesso que acho o filme exagerado. Mas, entendo as razões da autora para fazê-lo desta forma.
Acho que, se as histórias não fossem tão explícitas e diretas, as pessoas não iriam entender de verdade os princípios do "segredo" que ela estava tentando explicar.
É um paradoxo, pois se de um lado, o filme peca pelas histórias absurdas, por outro, deixa bem claro como deve funcionar a Lei.

Já li alguns livros sobre Programação Neurolinguística (PNL), que possui princípios parecidos com os do filme.
A PNL é uma é uma psicologia que ensina a controlar suas próprias reações e sentimentos com o poder da mente e da linguagem corporal. Com exercícios de pensamento, é possível esquecer frustrações amorosas, controlar-se emocionalmente em situações diversas e conseguir alcançar objetivos. É claro que a PNL não prega que apenas mentalizando o que se quer, fazendo exercícios mentais e aperfeiçoando a linguagem corporal (timbre da voz, jeito.....) irá se conseguir o que deseja. Mas sim, que a mente é capaz de nos controlar por inteiro. É só sabermos usá-la corretamente.

Alguns exercícios são interessantes, até para a nossa profissão de jornalista.
A PNL ensina, que é preciso melhorar a comunicação para obter a simpatia, identificação ou até descobrir o que se deseja de uma pessoa.
Para isso, devemos treinar falar da maneira mais próxima da pessoa. Se ela é agitada e fala com as mãos, por exemplo, faça o mesmo e se demonstre identificação com seu jeito. Se ela fala baixo e suave, acompanhe. Imite até seus movimentos corporais e os movimentos mais delicados que ela faz. - parece bobo, mas tente e verá que funciona.

Outro exercício interessante é pensar em algo que se quer muito (passar no vestibular, tirar a carteira de motorista, conseguir uma vaga de estágio)...Semanas antes do teste ou da entrevista, tente mentalizar, todos os dias, o maximo de vezes possíveis, você conseguindo o que desejava: o que sentiria, como seria. Segundo a PNL, você acaba decorando a cena e sem perceber, acreditando naquilo, o que ajuda e muito na auto-confiança.
Experiência própria depois de ler 3 livros sovre a PNL? Funciona.
Termino essa postagem com uma dica de leitura - sobre PNL é claro:
"Poder sem Limites" Anthony Robbins


Abraços a todos e obrigada por nos acolherem no grupo!
Roberta