quarta-feira, 13 de junho de 2007

Ufanismo Universitário

Foram 4 dias ao todo. Era o JUCA (Jogos Universitários de Comunicação e Artes), reunindo 8 faculdades em meio a jogos e muita festa. Além da Cásper, Metodista, FIAMM, Mackenzie, PUCC, PUC-SP, FAAP e ECA-USP jogaram modalidades como futebol, futsal, volei, natação, handbol e rugby. No meio disso tudo, surgia com muito fervor entre os universitários, o amor pela faculdade.

Talvez seja porque foram 4 dias em contato com pessoas de todos os cursos, torcendo pela mesma faculdade, cantando e erguendo o bandeirão vermelho.

Talvez seja porque todo dia, na caminhada até os ginásios onde aconteceriam os jogos, eramos acompanhados por um verdadeiro exército de pessoas sobre as mesmas cores e por um carro de som que, além de guiar a caminhada, distribuía cerveja.

Talvez seja pela presença da bateria, que agitava torcedores e atletas, entoando cantos de incentivo à faculdade, e que, pela sua simples presença, já impressionava. Quem se esquece dos aplausos de todo o pessoal quando, no primeiro jogo, a bateria começava a tocar em meio ao silêncio, ou então das vezes em que tocavam o poderoso "louco, louco, eu sou da Cásper!".

Talvez pela presença das figuraças da Cásper Líbero, como o inigualável Homem Pássaro, capaz de voar pelas arquibancadas, derrubar o leão da ECA no estádio e "dançar com um pé só" na frente da torcida da Mackenzie. Ou então o Homem Grito, que inflamava a torcida nos jogos e nas baladas, cantando o clássico "what a wonderful world".

Talvez pelo fato de que a balada do alojamento, a qual só casperianos participam, tenha sido a melhor festa do JUCA. Com presença de uma banda, e regada a muita discotecagem de variados rítmos, foi a noite mais animada. Além da presença também, na primeira balada, organizada pela Liga Universitária, do ex-estudante da Cásper Sérgio Mallandro!

Talvez ainda, pela raça e garra com que os atletas de vermelhor levaram a Cásper até sua melhor colocação geral em todas as edições do JUCA: 2° lugar. Isso porque pontos foram perdidos por conta de bombas estouradas em jogos e brigas causadas. Por um momento, lideramos o quadro geral.

Provavelmente o esse ufanismo universitário atingiu membros de todas as faculdades ali presentes. Dava pra notar quando na rua se cruzavam duas cores diferentes: muita rivalidade. É nessas horas que, mais do que nunca, dá orgulho. É como disse Sérgio Mallandro: "Ráá, IéIé, Gluglu, eu sou feliz porque sou da facul (Cásper!!)"

viva o JUCA e viva a Cásper. É por isso que só eu sei porque não fico em casa.

Por Danilo Vital

Um comentário:

Felipe Vilasanchez disse...

A integração entre faculdades no JUCA é a melhor do mundo hahahaha. "Vai tomar no cú, (faculdade rival)!" Mas era quase tudo no espírito esportivo :)